Neste dia, antes de saudar e expressar os votos de um Feliz 2024, é importante recordar os momentos mais marcantes do clube em 2023.
Impõe-se, por uma questão de absoluta justiça, agradecer toda a confiança que os sócios, atletas, adeptos e famílias depositam no São Miguel. Não podemos deixar de sublinhar o compromisso e dedicação dos profissionais e dirigentes que igualmente se dedicam de forma apaixonada ao nosso clube.
Aos nossos patrocinadores e instituições, é justo reservarmos também o nosso enorme reconhecimento. Ano após ano, têm vindo a aumentar o seu capital de investimento e crença neste projeto. Muito obrigado por fazerem parte deste percurso.
Mas também à comunidade, bairro, freguesia e cidade que nos recebe e que justamente nos entrega a sua confiança, e a quem procuramos representar com identidade, importa dedicar uma parte significativa do nosso agradecimento.
A todos, um enorme bem-haja. Através de cada um de vós, somos mais fortes e impactantes!
Recordar 2023 em linhas gerais é enaltecer um ano de conquistas totais e absolutas na modalidade de touch rugby. Os nossos atletas e equipa técnica venceram os três troféus nacionais do grand slam, arrebatando justamente o lugar cimeiro da modalidade, numa demonstração clara de que passo a passo, tudo é possível, desde que ao sonho se acrescente a dedicação. As conquistas de 2023 do touch rugby são um marco e um orgulho na história de São Miguel.
Um ano que significa também o de maior número de atletas inscritos de sempre e o de mais modalidades no clube, com a abertura das secções de flag football e futebol americano em setembro. Estas se juntaram ao andebol, touch rugby e rugby, num total de cinco modalidades que representam, na atualidade, sensivelmente 600 atletas, homens e mulheres de todas as idades. É um marco no nosso percurso e cimenta a posição do nosso clube, tornando-o mais plural e inclusivo.
No rugby, modalidade cimeira do São Miguel, para além de termos mantido a trajetória de crescimento do número de atletas, obtivemos a maior taxa de retenção. Mas podemos e, com a ajuda de todos, faremos ainda mais neste capítulo. Os nossos escalões seniores, quer masculinos, quer femininos, permanecem na divisão principal da modalidade, o que realça o nosso clube como um dos mais impactantes da modalidade em Portugal. Isso ocorreu num ano em que lançamos a terceira equipa sénior masculina, de cariz mais social, mas que permite a manutenção de muitos atletas com perspectivas diferentes de disponibilidade e rendimento desportivo. Importa sublinhar que nos escalões de S6 a S14, o questionário ao qual os encarregados de educação dos nossos atletas responderam motiva-nos em absoluto, mas, simultaneamente, responsabiliza-nos para mantermos esta trajetória de sucesso, num ano que significou igualmente o de maior número de atletas inscritos nestes escalões.
Por fim, mas não menos importante, relembrarmos outros marcos que nos distinguem. Nunca como em junho deste ano tivemos entre nós tantas pessoas a partilharem do Arraial de Alvalade, evento que promovemos conjuntamente com a Junta de Freguesia de Alvalade, a quem cumprimentamos na pessoa do seu presidente, Dr. José Amaral Lopes. Foram mais de cinquenta mil pessoas que ao longo dos seis dias cantaram, dançaram e conviveram neste evento. E que emoção foi vermos milhares a cantarem com o Toy uma música dedicada ao nosso clube. Mas também aqui importa não só agradecer à Junta de Freguesia de Alvalade a confiança, mas também às várias organizações locais e regionais que se associaram e, por fim, aos 72 voluntários do clube, aos dirigentes, colaboradores e trabalhadores da nossa freguesia, aos colaboradores das empresas de segurança, aos agentes da polícia de segurança pública, aos homens que ergueram o palco, o som, as luzes, ao stage manager e à sua equipa. Muito, muito obrigado. O São Miguel, mais do que um clube, é um membro desta Comunidade a quem se dedica, e através de todos vós, chegámos a mais famílias, cumprindo o nosso papel e missão.
Mas 2023, à semelhança dos últimos anos, representa também o da nossa manutenção de investimento nas instalações do clube, procurando aumentar o bem- estar de quem nos visita e de quem utiliza este parque desportivo. Abrimos o nosso clubhouse, numa obra significativa que permite a todos disporem não apenas do conforto csico do espaço, mas também das refeições que diariamente são produzidas com carinho e empenho da Harmonia dos Sabores. Foi um salto qualitativo merecedor deste registo, tal qual o foi a mudança total do sistema de iluminação dos três campos desportivos para um sistema de LED. Dispomos finalmente de um sistema de iluminação amigo do ambiente, mais sustentável e que, sobretudo, nos permite treinar e jogar no horário noturno com todas as condições de segurança e qualidade que se impõem. Neste capítulo, importa agradecer à Câmara Municipal de Lisboa e à Junta de Freguesia de Alvalade, este contínuo acreditar no mérito do nosso clube.
Por fim, aproveitar para sublinhar que em ano de crescimento, é nosso dever referir com regozijo o aumento muito significativo do número de sócios efetivos do clube. É um importante sinal.
Os alicerces para 2024 e para os anos que se seguem estão a ser cimentados. Com erros e omissões naturais da condição humana, mas sobretudo com uma imensa dedicação de mulheres e homens que no silêncio gritam – Somos Um! Muito obrigado a todos e sem exceção.
Bem-hajam e que 2024 seja um ano pleno de saúde e de muitas concretizações. Feliz Ano Novo!